← Back to portfolio

Bicarbonato de sódio: para que serve e benefícios comprovados

O bicarbonato de sódio é um ingrediente popular desde os tempos mais antigos. Na Grécia, ele era usado como sabão e fermento e, aos poucos, foi ficando cada vez mais conhecido, sendo utilizado de diversas formas por vários povos.

Atualmente, sua versatilidade continua a impressionar. Além de ser um ingrediente valioso de se ter na cozinha, pode ser usado em tratamentos de beleza, na confecção de produtos de limpeza caseiros e até como remédio natural para algumas doenças.

Identificado na embalagem dos produtos com a sigla E500, esse condimento é tão conhecido que está entre os principais componentes dos antiácidos de farmácia e entre os aditivos mais populares na preparação de alimentos embalados.

Acompanhe esse artigo para entender a razão da fama desse ingrediente e saber mais sobre as suas diversas utilidades.

Quais os benefícios do bicarbonato de sódio?

A popularidade do bicarbonato de sódio acompanha seus diversos benefícios para o organismo. Por ter um pH alto, o condimento é indicado para neutralizar substâncias ácidas.

Esse potencial de neutralização está associado a vários efeitos positivos, como a redução da acidez bucal (que leva ao clareamento e à diminuição da sensibilidade dos dentes), o combate a problemas de digestão, o tratamento do mal hálito, a redução de pedras nos rins e a prevenção de tumores cancerígenos.

Além disso, a combinação da água e do bicarbonato de sódio pode ser aplicada na pele para amenizar irritações, feridas e picadas de inseto.

Dose diária de bicarbonato e água

Para usufruir de todos os benefícios associados ao consumo do bicarbonato de sódio, o ideal é adotar o hábito de tomar doses diárias do condimento. Ainda que o sabor não seja o mais agradável, os efeitos são rápidos e poderão ser sentidos em pouco tempo.

A receita é simples: basta misturar meia colher de chá do bicarbonato em um copo com 200ml de água. A combinação pode ser ingerida após cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar) e também é utilizada como remédio natural para gripes, resfriados e alergias.

Nesses casos, o ideal é que as doses sejam maiores e diminuam gradativamente, sendo cinco no primeiro dia, três no segundo e duas no terceiro.

Como utilizar o bicarbonato na cozinha

Além de fazer o consumo diário do bicarbonato com água, é possível utilizar o condimento no preparo de outras receitas. Entre as suas utilidades na cozinha, estão a capacidade de eliminar o cheiro de peixe e de facilitar a remoção da casca de ovo.

Também é possível utilizá-lo como fermento natural ou como ingrediente para deixar o frango empanado mais crocante.

Confira algumas das alternativas de uso:

Fermento natural – O bicarbonato de sódio pode otimizar o funcionamento do fermento convencional no preparo de pães, bolos e biscoitos. O ideal é que o uso seja feito em receitas com menos massa. Nesses casos, basta misturar uma colher de café do condimento com uma colher de sopa do fermento e seguir a receita normalmente.

Remoção de agrotóxicos – Outra função do bicarbonato de sódio é promover uma limpeza mais profunda de frutas e legumes, eliminando todos os agrotóxicos. Para isso, basta polvilhar um pouco da substância em uma esponja limpa e úmida, esfregar o alimento e depois enxaguá-lo. Além disso, é possível deixar os ingredientes por meia hora em uma solução de água e bicarbonato.

Redução dos efeitos dos gases presentes no feijão – O alto pH do bicarbonato também pode ser efetivo para reduzir os gases presentes no feijão. Para isso, acrescente uma colher de chá da substância na água do molho do feijão e deixar o grão descansar por pelo menos oito horas antes do preparo.

Amaciar a carne – O bicarbonato também pode ser usado para facilitar o processo de amaciar a carne. O modo de utilização é simples: acrescente uma colher do condimento no tempero da carne e deixe-a na geladeira por cerca de duas horas. Depois, basta lavar bem e cozinhar normalmente.

Deixar o frango empanado mais crocante – Também é possível usar o bicarbonato para deixar o frango mais crocante e macio quando for empaná-lo. Nesse caso, é necessário apenas acrescentar o condimento quando for passar a carne na farinha.

Bicarbonato de sódio emagrece?

Dietas que incluem o bicarbonato de sódio têm se popularizado cada vez mais na internet, mas a verdade é que não há evidências científicas de que o consumo da substância possa ajudar a emagrecer, mesmo que combinado com ingredientes como o limão ou o vinagre de maçã.

Normalmente, esse tipo de rotina alimentar está ligado ao conceito de dieta alcalina. Os nutricionistas explicam, entretanto, que o conceito de que é possível "alcalinizar" o corpo e emagrecer não passa de uma falácia.

Na verdade, o organismo realiza, ao longo do dia, diversas reações bioquímicas com o objetivo de manter o sangue sempre neutro. Assim, não há nenhuma relação entre o emagrecimento e o consumo de substâncias alcalinas como o bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio faz bem para o cabelo?

Sim! Além de ser bastante útil na cozinha, o bicarbonato de sódio tem propriedades que podem ajudar a reduzir a oleosidade do cabelo e a promover uma limpeza mais intensa do couro cabeludo.

Veja algumas das receitas que podem ser utilizadas:

Shampoo antioleosidade – O alto pH do bicarbonato de sódio é ótimo para tratar cabelos oleosos. Para isso, basta misturar uma colher de sopa do condimento em um copo de água e esfregar a mistura no couro cabeludo durante o banho. Em seguida, enxague bem e utilize o condicionador para finalizar a lavagem.

Shampoo antirresíduos – Outra utilidade do bicarbonato de sódio é a remoção dos resíduos que costumam ficar acumulados nos fios, após o uso dos produtos de cabelo. Para fazer uma limpeza mais profunda, misture uma colher de sopa da substância com o shampoo e lave os cabelos normalmente. O procedimento deve ser feito apenas uma vez por mês para evitar o ressecamento excessivo.

Shampoo seco – O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado como alternativa de shampoo seco, ideal para dias em que o cabelo está oleoso, mas você não tem tempo para lavar. A receita é simples: basta polvilhar um pouco do condimento diretamente na raiz do cabelo seco e esfregar. Além de reduzir a oleosidade, o processo elimina qualquer tipo de odor.

Tratamentos de pele com bicarbonato

Os tratamentos de beleza com bicarbonato não são exclusivos para o cabelo. Os componentes desse condimento também podem ser utilizados em algumas receitas naturais para a pele.

Sua versatilidade permite que seja utilizado nas formas de esfoliante, desodorante ou hidratante. Confira as receitas:

Esfoliante – Uma das opções é utilizar o bicarbonato para a produção de um esfoliante para o rosto ou para o corpo. A combinação serve para eliminar as peles mortas e auxilia na renovação da pele. Para fazer a receita, misture três colheres de chá da substância com uma colher de chá de água. Em seguida, utilize a mistura para massagear a pele suavemente com movimentos circulares. Depois, basta enxaguar a região esfoliada com água morna.

Hidratante potente – Combinado a cremes hidrantes, o bicarbonato de sódio tem a capacidade de hidratar e amaciar a pele de forma bastante intensa. Para isso, a mistura precisa ser proporcional: três partes de creme para uma parte de bicarbonato. O ideal é utilizar a combinação para massagear a pele suavemente até que ela seja completamente absorvida.

Desodorante natural – Como os desodorantes industrializados possuem várias substâncias que podem agredir a pele, há quem opte por opções caseiras. Nesses casos, uma das alternativas é o bicarbonato de sódio, que além de ser um neutralizador de odores natural, possui função bactericida. Para isso, é possível aplica-lo puro diretamente nas axilas (com os dedos ou com uma esponja) ou como desodorante liquido, dissolvendo duas colheres de chá em um copo de água e utilizando um borrifador.

Limpeza de casa

Além de aparecer nas prateleiras de mercado como ingrediente alimentício, o bicarbonato de sódio também é um popular componente de produtos de limpeza. Seu alto pH ajuda a eliminar o mau cheiro, realçar o branco dos tecidos e dar brilho a superfícies de alumínio e inox.

Mas não é só nos produtos industrializados que ele pode ser utilizado. Em passos simples, é possível produzir receitas caseiras e usufruir de seus benefícios na limpeza de casa. Confira alguns exemplos:

Limpeza a seco – O bicarbonato é ideal para facilitar a limpeza de tapetes, carpetes, colchões, estofados, almofadas e cortinas. A dica é polvilhar o produto sobre a superfície que você irá limpar, esfregar um pouco e depois aspirar.

Alvejante e amaciante – Um dos benefícios do bicarbonato é sua capacidade de aumentar a eficiência do sabão em pó, realçando a cor dos tecidos, removendo machas e odores e higienizando a máquina de lavar. Para utilizá-lo, basta acrescentar meia xícara no ciclo de lavagem das roupas, junto com o sabão.

Desentupir ralos – Outra utilização do bicarbonato é para desentupir ralos. Para isso, misture duas colheres de sopa do condimento com um copo de vinagre. Em seguida, despeje a mistura no local e aguarde alguns minutos.

Eliminar o mau cheiro na geladeira – O bicarbonato também pode ser eficiente para eliminar os odores que podem surgir na geladeira após algum tempo de uso. Basta colocar meia xícara de chá do condimento em um recipiente aberto dentro da geladeira e trocá-lo a cada três meses.

Limpeza e brilho de superfícies de alumínio – Também é possível utilizar o bicarbonato para aumentar o brilho de itens de alumínio e inox. Para isso, é necessário acrescentar um pouco do pó em uma esponja e esfregar a área. A mistura pode ser utilizada em louças e talheres e em eletrodomésticos como fogão, micro-ondas e geladeira.

Contraindicações do bicarbonato de sódio

Como todos os alimentos, o bicarbonato de sódio deve ser consumido com algumas precauções. O ideal é não exceder o consumo de 30g por dia, o equivalente a duas colheres de sobremesa.

Em excesso, o condimento pode causar efeitos colaterais como enjoo e náusea.