← Back to portfolio

Como sobreviver às cólicas menstruais?

Você sabia que até 75% das mulheres em idade fértil sofrem com cólicas menstruais? Pois é, menina, você não tá sozinha nisso não. É claro que essas dores sempre se manifestam de formas muito diferentes e podem variar até de um ciclo pro outro, mas só quem já passou por isso sabe como é sofrido. Por isso, estamos aqui pra te dar dicas que podem facilitar sua vida nesse período.

Não queremos nos gabar nem nada, mas o simples fato de usar uma Pantys já pode dar uma aliviada na situação. Isso porque o uso de protetores menstruais (como o absorvente interno e os coletores) pode aumentar o desconforto das cólicas por causar uma leve pressão dentro do canal vaginal. Inegavelmente, usar algo que não aperte já é de muita ajuda.

Então agarra sua Pantys amiga e vem com a gente ver outras soluções que ajudam a reduzir as malditas dores desse período:

1. Compressa quente – Essa é uma daquelas dicas de avó, que funcionam de forma quase infalível. Usar fontes de calor na região do ventre e das costas ajuda muito no controle da dor! Caso você não tenha uma compressa, vale até dar uma adaptada e molhar uma toalha com água quente ou aquecê-la no micro-ondas. O que importa é que esse calorzinho é muito seu amigo nesses momentos.

2. Massagem e yoga – Outro truque é dar uma pressionada no ventre e na parte inferior das costas. Isso pode ser feito tanto por meio de uma massagem com as pontas dos dedos ou com posições de yoga que são específicas para esses momentos. Nesse caso, vale ir testando pra ver o que funciona melhor pra aliviar as suas dores.

3. Chás – Bebidas quentinhas e com propriedades tranquilizantes também podem dar uma aliviada nas cólicas menstruais. Nesse momento, é legal evitar bebidas mais estimulantes, como café e refrigerante.

4. Anti-inflamatórios – Outra opção para reduzir as dores é o uso de medicamentos específicos. Mas não vai se medicar sem muito cuidado, tá? O ideal é consultar um(a) ginecologista para saber o que mais funciona para você e evitar doses muito altas, a menos que essa seja a recomendação médica. O uso excessivo desses remédios pode até ter efeito contrário, sobrecarregando o fígado e piorando possíveis desequilíbrios hormonais, o que aumentaria as suas dores nesses períodos.

Você tem mais alguma dica infalível para reduzir as dores das cólicas menstruais? Compartilha com a gente! Quanto mais opções, melhor.