← Back to portfolio

Documentário: Os Voos de Graça

PARTE 1: QUEBRANGULO

O QUE SE OUVE

O QUE SE VÊ

===

PATROCINADORES

[fade in] MÚSICA [fade out]

ABERTURA

NARRAÇÃO: Essa é a história do cronista, contista e memorialista Graciliano Ramos. Um homem revolucionário e marcante que fez história voando pelo Brasil e deixando um pedacinho de si por onde passou.

FOTOS DE GRACILIANO

NARRAÇÃO: E a nossa história começa bem no interior de Alagoas, lá em Quebrangulo.

[fade in]

MÚSICA

ABERTURA

NARRAÇÃO: A cidade de Quebrangulo tem menos de 12 mil habitantes, mas muito a contar. Foi lá que, em 27 de outubro de 1892, nasceu Graciliano, em uma casinha branca no centro da cidade.

FOTOS E VÍDEOS DA CIDADE

ENTREVISTA

ENTREVISTA: Bibliotecária fala sobre a possibilidade da casa virar um museu em breve

NARRAÇÃO: Mais de cem anos depois, ainda há vários pedacinhos de Graciliano pela cidade. Um dos exemplos disso é a estação de trem, uma das facilitadoras para seus voos.

VÍDEO DA ESTAÇÃO DE TREM

ENTREVISTA

ENTREVISTA: Prefeito fala sobre Graciliano ter usado o trem para ir pra Palmeira dos Índios

NARRAÇÃO: Por ter feito história em todo o país, Graciliano tem raízes ainda pouco claras. Por causa disso, ninguém sabe onde se batizou.

FOTOS DE GRACILIANO

ENTREVISTA

ENTREVISTA: Homem da igreja fala sobre a incerteza em relação ao batismo de Graciliano

NARRAÇÃO: Apesar disso, a biblioteca municipal leva seu nome e ostenta o orgulho em tê-lo como um de seus filhos.

FOTOS DA BIBLIOTECA

ENTREVISTA

ENTREVISTA: Bibliotecária mostra o espaço do teatro.

ENTREVISTA

VÍDEO DOS PREFEITOS

ENTREVISTA

ENTREVISTA: B­­­ibliotecária fala sobre preservar a cultura da cidade.


PARTE 2: VIÇOSA

O QUE SE OUVE

O QUE SE VÊ

[fade in] MÚSICA [fade out]

-

NARRAÇÃO: Partindo de Quebrangulo, vamos diretamente para Viçosa.

[fade in]

MÚSICA

ABERTURA

NARRAÇÃO: A cidade de Viçosa também não é muito grande, com seus menos de 400 quilômetros quadrados. Mas foi outro ponto da vida de Graciliano. Lá, ele morou numa casinha amarela.

VÍDEOS E 

FOTOS DA CASA

ENTREVISTA

ENTREVISTA: O Vô fala sobre a casa

NARRAÇÃO: Em Viçosa, Graciliano estudou em um internato. Foi lá que, aos doze anos, publicou sua primeira obra: Um conto para o jornal da escola, chamado "O Pequeno Pedinte"

VÍDEOS DA CIDADE E FOTOS DO CONTO

LEITURA ANDRÉ: "É domingo. O pequeno está à porta da igreja, pedindo, com o coração amargurado, que lhe dêem uma esmola pelo amor de Deus. Diversos indivíduos demoram-se para depositar uma pequena moeda na mão que se lhes está estendida. Terminada a missa, volta quase alegre, porque sabe que naquele dia não passará fome."

ESCRITOS ACOMPANHANDO A LEITURA

NARRAÇÃO: A obra foi assinada com um pseudônimo, como muitas da vida de Graciliano, mas se tornou um marco da sua sensibilidade enquanto ser humano e escritor.

FOTOS DE GRACILIANO


PARTE 3: BUÍQUE

O QUE SE OUVE

O QUE SE VÊ

LEITURA ANDRÉ: “Meu pai, Sebastião Ramos, negociante miúdo, casado com a filha de um criador de gado, ouviu os conselhos de minha avó, comprou uma fazenda em Buíque, Pernambuco, e levou para lá os filhos, a mulher e os cacarecos”

IMAGEM DE GRACILIANO RAMOS

Vinheta Buíque

VINHETA BUÍQUE

NARRAÇÃO: No município de Buíque, Graciliano Ramos viveu alguns anos do começo de sua vida na Fazenda Maniçoba, lugar no qual o seu pai perdeu o gado para a seca. O escritor narra no livro seu “Infância” algumas de suas lembranças do local.

VINHETA COM AS FOTOS DA CIDADE

LEITURA ANDRÉ: "...Buíque tinha a aparência de um corpo aleijado: o largo da Feira formava o tronco; a rua da Pedra e a rua da Palha serviam de pernas, uma quase estirada, a outra curva, dando um passo, galgando um monte; a rua da Cruz, onde ficava o cemitério velho, constituía o braço único, levantado; e a cabeça era a igreja, de torre fina, povoada de corujas..."

IMAGEM DE GRACILIANO RAMOS

NARRAÇÃO: De acordo com o Graciliano, personalidades da cidade de Buíque inspiraram o seu processo criativo, ajudando-o a compor seus personagens futuramente.

FOTOS DE BUÍQUE

LEITURA ANDRÉ: "...Da fazenda conservo a lembrança de Amaro Vaqueiro e de José Baía. Na vila conheci André Laerte, cabo José da Luz, Rosenda lavadeira, padre José Ignácio, Felipe Benício, Teotoninho Sabiá e família, seu Batista, dona Marocas, minha professora, mulher de seu Antônio Justino, personagens que utilizei anos depois..."

FOTOS DA FAZENDA

NARRAÇÃO: O município nutre grande afeição ao escritor. A cidade construiu uma biblioteca em sua homenagem e a fazenda onde viveu, hoje chamada de Fazenda Pintadinha ainda conserva os traços de sua presença.

VINHETA COM FOTOS


PARTE 4: PALMEIRA DOS ÍNDIOS

O QUE SE OUVE

O QUE SE VÊ

MÚSICA

ABERTURA – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

NARRAÇÃO: Na cidade de Palmeira dos índios, Graciliano Ramos também deixou a sua marca. O escritor residiu no local durantes anos e escreveu lá boa parte de suas obras, sendo a primeira delas Caétes.

IMAGENS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Entrevista

ENTREVISTA COM IVAN BARROS

NARRAÇÃO: Além de escrever boa parte de suas obras em Palmeira dos índios, o período em que morou na cidade foi importante para Graciliano Ramos porque teve a oportunidade de se tornar prefeito do município.

IMAGENS DA CIDADE

Entrevista

ENTREVISTA COM IVAN BARROS

NARRAÇÃO: Marcada pela memória do escritor, não faltam homenagens a Graciliano Ramos na cidade.

FOTOS DA CIDADE

Entrevista

ENTREVISTA COM ISVÂNIA MARQUES


PARTE 5: MACEIÓ

O QUE SE OUVE

O QUE SE VÊ

NARRAÇÃO: Na cidade de Maceió, Graciliano Ramos viveu outros grandes momentos de sua vida. Trabalhou na Imprensa Oficial e publicou a obra São Bernardo. Foi na capital alagoana também que Graciliano foi preso em março de 1936.

DIVERSAS IMAGENS DE GRACILIANO RAMOS

Vinheta Maceió

VINHETA MACEIÓ

Entrevista

ENTREVISTA COM IVAN

NARRAÇÃO: Após a publicação do livro, a popularidade de Graciliano estava em alta. O escritor começa a sua carreira de jornalista, trabalhando na imprensa oficial do estado. Então, Graciliano é convidado para ser Secretário de educação de Alagoas.

FOTOS DE GRACILIANO

Entrevista

ENTREVISTA COM IVAN

NARRAÇÃO: Após ser libertado, Graciliano fixou residência no Rio de Janeiro. Sua importância para a literatura é notável, fazendo com que o escritor seja uma figura inesquecível na história brasileira.

IMAGENS DE OBRAS DE GRACILIANO