← Back to portfolio

Indicação de filme maravilhoso: “Absorvendo o Tabu”

Não sei se você ficou sabendo, mas, no ano passado, um documentário sobre menstruação ganhou um Oscar. Pois é! Isso não foi lá muito noticiado, mas é uma grande notícia pra todo mundo que está com a gente nessa missão de promover mais discussões sobre esse tema e incentivar o debate da tal educação menstrual.

“Absorvendo o Tabu” é um documentário indiano, dirigido pela maravilhosa Rayka Zehtabchi, que acompanha o cotidiano de uma comunidade rural na Índia, onde a menstruação significa praticamente uma causa de interrupção da vida pública. Por lá, muitas meninas abandonavam os estudos depois de menstruar pela primeira vez. Dá pra acreditar?

Na aldeia de Harpur, a menstruação era um tema praticamente proibido. Nem as mulheres mais velhas, que já haviam sido mães, tinham coragem de sequer mencionar essa palavra e muito menos sabiam por que isso acontecia. Por isso, a professora Melissa Burton reuniu estudantes e funcionários para mudar essa realidade.

Com a missão inicial de montar uma fábrica de produção de absorventes, ela percebeu que a realidade era muito mais complicada do que imaginava e ganhou um novo objetivo: iniciar uma conversa sobre esse tema e espalhar o máximo de conhecimento sobre o assunto. E assim o documentário nasceu.

É o tipo de produção que a gente recomenda pra todo mundo porque vale muito a pena ter um olhar mais aprofundado sobre as realidades que a gente não conhece. A verdade é que pode até parecer algo muito distante, mas quantas mulheres você conhece que jamais teriam coragem de mencionar a palavra “menstruação” em público? Quantas devem ter dúvidas não solucionadas por medo de perguntar?

Esse é o ponto principal desse filme. Menstruar é um processo natural e saudável do nosso corpo, não é um fardo e muito menos um crime. Não tem nada pra se envergonhar. Vamos juntas na missão de alterar essa realidade?

Assiste o filme lá na Netflix e depois nos conta o que achou! Estamos curiosas pra ouvir sua opinião. ❤