← Back to portfolio

O manual definitivo do sexo na menstruação

A combinação entre sexo e menstruação é sempre muito polêmica. Tem quem ame, quem odeie, quem morra de nojo e quem ache um combo perfeito. Seja qual for o seu status nesse universo, estamos aqui pra discutir um pouco sobre isso e eliminar algumas dúvidas que podem estar relacionadas a esse tema que é um tabu tão grande.

Primeiro de tudo, é importante entender que todo o aspecto polêmico da história tá relacionado diretamente ao fato de que muita gente tem nojo da menstruação. Infelizmente, isso é algo mais que comum porque é exatamente assim que esse assunto é tratado quase sempre: como algo sujo, impróprio, indevido.

Não é à toa que a gente aprende até a sussurrar essa palavra ou usar vários eufemismos. Por isso, o primeiro passo é dizer bem alto: MENSTRUAÇÃO. Isso aí: MENS-TRU-A-ÇÃO! Um processo natural do nosso corpo que, inclusive, está diretamente ligado a um organismo saudável. Não é nada pra ter vergonha, medo ou culpa.

É claro que isso não quer dizer que você é obrigada a transar menstruada. De forma alguma. Sexo deve sempre partir de um desejo genuíno e nunca de uma obrigação moral ou social. Pra quem fica mais introspectiva ou sente muita dor nesse período, a ideia não passa nem pela cabeça. Mas o que propomos é que esse seja um momento de autoconhecimento e reflexão.

Tudo bem não querer transar nessa ou em qualquer outra ocasião. O importante é avaliar se é falta de vontade mesmo ou se é algo que parte de sentimentos como vergonha e culpa. Então senta aí e se liga nas respostas pras dúvidas mais comuns:

É normal sentir mais vontade de transar durante a menstruação?

SIM! Muita gente relata que sente muito mais tesão durante esse período. É claro que é sempre um processo bem individual, que varia de pessoa pra pessoa, mas tem uma explicação científica por trás disso: com o início de um novo ciclo, o corpo volta a produzir hormônios depois de um período de queda, o que pode impactar diretamente no aumento da libido.

Mas é confortável transar assim?

De novo, isso é algo bem individual, mas um detalhe que acaba fazendo a diferença é que, em dias de fluxo mais intensos, o sangue menstrual pode acabar agindo como um lubrificante natural, proporcionando um conforto maior na penetração. Além disso, o aumento da sensibilidade da região da vulva e da vagina também pode ser um ponto positivo e muito prazeroso.

Ok, mas isso é mesmo higiênico?

Do ponto de vista da saúde, não existe nada de anti-higiênico no sexo durante a menstruação. O sangue menstrual é só mais um fluído do corpo, como a secreção vaginal e a própria saliva, e não produz nenhum efeito colateral. O que pode acontecer é uma alteração no pH vaginal, que aumenta o risco de infecções. Por isso, o ideal é não deixar de usar camisinha nesse período e lembrar de fazer xixi após o sexo.

É possível engravidar durante o período menstrual?

Mais ou menos. Você não vai engravidar durante a menstruação em si, mas isso pode acontecer logo após o fim do ciclo. Isso porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do seu corpo por cerca de 72 horas, só esperando o óvulo ser liberado. Então quanto mais próximo do final do ciclo menstrual maior o risco de engravidar. Por isso, o conselho é sempre continuar se prevenindo para evitar qualquer tipo de surpresa.

Como evitar a sujeira?

Sexo gera bagunça e isso faz parte da vida. O único sexo completamente organizado é o que existe nas telas de cinema, então não dá pra pirar muito com isso. Mas temos algumas opções que podem te ajudar:

1. Aproveitar o chuveiro – Nenhum ambiente melhor para garantir que tudo vai ficar limpinho, né? Se essa é a sua preocupação, o sexo no banho pode ser uma alternativa pra evitar manchar lençóis e tecidos.

2. Usar uma toalha ou tecido para proteger – Se você for transar na cama ou qualquer outra superfície que possa ser manchada, uma opção é usar algum tecido que absorva os fluídos. Pra limpar depois, não tem muita dificuldade. Se ficar alguma mancha de sangue, basta utilizar água oxigenada 10 volumes pra tirar tudo.

3. Escolher posições confortáveis – Essa é a hora de usar a gravidade ao seu favor. Se você quer reduzir o fluxo liberado durante o sexo, vale evitar posições que aumentem a fluidez, como ficar por cima ou em pé.

E aí? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreve pra gente contando o que você acha dessa combinação polêmica e quais as suas experiências com isso. Queremos sempre te ouvir! ❤