← Back to portfolio

Último dia de inscrições para oficinas do 5º Festival de Cinema de Caruaru

Serão encerradas, nesta terça-feira (15), as inscrições para as oficinas ofertadas no 5º Festival de Cinema de Caruaru. Nesta edição, os participantes poderão se capacitar nas áreas de crítica cinematográfica, realização de documentários, escrita de roteiros, rotoscopia e produção audiovisual.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário disponível no site do evento: http://www.festivaldecaruaru.com.br/. Cada pessoa poderá escolher até duas opções de curso. As aulas serão ministradas nos meses de outubro e novembro.

A oficina "Produção audiovisual com ênfase em locação e set de filmagem" será ministrada pela produtora Keila Sena, do Rio Grande do Norte. As aulas abordarão técnicas de pesquisa de locações para realização de produtos audiovisuais, como filmes, seriados e comerciais publicitários.

Além disso, a oficina "Documentando", ministrada pelo diretor Marlom Meireles, voltará a fazer parte da programação. A capacitação contará com análises de obras cinematográficas e abordagem sobre técnicas de produção.

Outra oficina ofertada será a de "Introdução à Crítica Cinematográfica", com o ministrante Edvaldo Santos, que é o realizador do Festival. Além de aprenderem sobre as técnicas de análise crítica de filmes, os participantes farão parte do júri jovem, que escolherá algumas das obras premiadas no evento.

Ministrada pelo roteirista e professor Homero Mendes, a oficina de Roteiro também será promovida durante o evento e abordará os elementos da produção cinematográfica, com exercícios para que os alunos possam escrever diversos textos da área, como sinopses, diálogos e escaletas.

A programação também conta com a oficina "Rotoscopia", ministrada pelo design Marcos Buccini, responsável pela identidade visual do evento. A técnica ensinada envolve a transformação de filmagens em animação, a partir da realização de ilustrações.

Confira a programação das oficinas:

  • Oficina "Introdução à Crítica Cinematográfica"

Ministrante: Edvaldo Santos

Data: 29 de outubro a 1 de novembro

Horário: 13h às 17h

Local: Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru (SINDECC)

  • Oficina "Produção audiovisual com ênfase em locação e set de filmagem"

Ministrante: Keila Sena

Data: 6 a 8 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: Hotel Center Plaza

  • Oficina de Rotoscopia

Ministrante: Marcos Buccini

Data: 9 e 10 de novembro

Horário: 8h às 12h e 13h às 18h

Local: EREM Professor Lisboa

  • Oficina "Documentando"

Ministrante: Marlom Meireles

Data: 12 a 16 de novembro

Horário: 13h às 17h

Local: Teatro Difusora

  • Oficina de Roteiro

Ministrante: Homero Mendes

Data: 13 a 16 de novembro

Horário: 13h às 17h

Local: Hotel Center Plaza