← Back to portfolio

Você já ouviu falar de “plantar a lua”?

Entre as várias missões que levamos com muito amor e compromisso, uma das mais importantes é fazer com que as mulheres percam o nojo da menstruação. É difícil, a gente sabe. Passamos a vida toda ouvindo que é algo sujo e nojento, então fica meio complicado ver de outro jeito. Mas a verdade é que entender nosso ciclo é também ouvir nosso corpo e mergulhar no tão falado autoconhecimento.

Não temos dúvidas das tantas revoluções que precisamos fazer lá fora. Ainda temos muito a lutar e a conquistar e é muito importante se organizar e se articular pra isso. Mas a verdade é que ainda falta acontecer muita revolução dentro de nós também. Precisamos aprender a nos olhar com mais amor e menos culpa.

E é aí que entra todo esse rolê com a menstruação. É claro que, pra muitas mulheres, menstruar é algo sofrido, que vem acompanhado de muitas dores e sintomas super negativos. Respeitamos e entendemos isso totalmente. Inclusive, estamos enviando aqui um abraço virtual pra quem passa por isso porque não deve ser nada fácil.

Mas, mesmo quem sofre pode gerar algo bonito a partir disso, que resulta em mais vida. E é isso que viemos te ensinar hoje: o ritual de “plantar a lua”, um hábito antigo e muito poderoso, que nos coloca em total contato com nosso corpo e com a natureza e que nada mais é do que o ato de recolher a menstruação e usar para fertilizar plantas.

Pra explicar como isso funciona, vamos te levar diretamente de volta para as aulas de Biologia. Você deve ter estudado que a menstruação é a descamação do endométrio, né? Uma liberação dessa parede interna do útero, que foi criada especialmente para receber um bebê que acabou não vindo. Isso quer dizer que ela é cheia de nutrientes, que estavam lá para acolher essa nova vida.

E esses nutrientes não se perdem quando saem do seu corpo, a menos que você se desfaça deles. Por isso mesmo que foi criado esse ritual que vem lá da Era Paleolítica: para aproveitar toda essa capacidade nutritiva para fortalecer as plantas e renovar o contato com a natureza. É claro que tudo isso é rodeado de vários misticismos, que vão de acordo com cada crença, mas o fato é que o sangue menstrual pode ser um fertilizante poderoso.

Então, se você tem plantinhas em casa e quer dar uma fortalecida nelas, tem uma outra opção além dos produtos vendidos nas lojas. Sabe aquela água que fica quando você deixa a Pantys de molho antes de lavar? Ela é perfeita pra isso. O ideal é que, para esse processo, o sangue não seja usado de forma pura, mas diluído, o que já acontece naturalmente quando você realiza esse processo pré-lavagem.

Ou seja, não precisa nem ter um trabalho a mais ou fazer qualquer esforço extra: É só descartar a água nas plantas, invés de jogar fora. Simples, né? E o resultado é lindo e quase imediato! Sabemos de várias histórias de quem conseguiu salvar aquelas plantinhas que estavam meio murchas com essa combinação poderosa (e natural) de nutrientes.

Se você fizer o teste, conta pra gente o que rolou usando a hashtag #minhapantys. Amamos saber mais sobre isso e compartilhar esses relatos! ❤