← Back to portfolio

Você sabe o que significa cada cor da menstruação?

Você já percebeu que nosso objetivo aqui é te ajudar a conhecer cada vez mais o seu corpo, né? Como a menstruação sempre foi um tabu, tem muita coisa que a gente não aprende direito e que pode acabar fazendo falta na hora de saber mais sobre o funcionamento do nosso organismo. Por isso, hoje vamos te apresentar um manual pra entender cada cor do fluxo menstrual.

Pois é, você já deve notado que a tonalidade costuma variar de acordo com o período do ciclo e a intensidade da menstruação, mas a verdade é que a mudança de coloração também pode indicar algumas alterações no seu estado de saúde. Então vem com a gente pra entender direitinho o que cada cor quer te dizer!

Vermelho vivo – Essa é a cor mais comum nos primeiros dias do ciclo, quando o fluxo da menstruação é mais intenso. Além de ficar mais próximo do estado líquido, o sangue apresenta esse tom forte de vermelho, que é bem parecido com como ele fica dentro do útero. Como ele é expelido em maior quantidade e mais rápido, não dá tempo do oxigênio do lado de fora do seu corpo influenciar na tonalidade. É super normal e totalmente saudável!

Vermelho escuro – O sangue em um tom mais fechado, puxado pro vinho ou pro bordô, também é comum nos dias de maior fluxo. Normalmente, ele tem uma textura mais viscosa e pode vir acompanhado de alguns pedaços do endométrio, que tem um aspecto de carne esponjosa. Se isso acontece só em dois ou três dias, é totalmente saudável. Caso se repita por mais tempo, é interessante consultar um(a) ginecologista pra checar tudo direitinho.

Marrom – Essa é a tonalidade comum do sangue nos dias finais da menstruação, quando ele vem em menor quantidade. Por ser expelido de forma mais lenta, ele fica mais exposto ao oxigênio e acaba ficando mais escuro. Além disso, pra quem toma anticoncepcional, isso pode acontecer até em dias mais aleatórios, no meio do ciclo. Mas vale ficar atenta se isso acontecer muitas vezes porque pode ser um indicativo de desequilíbrio hormonal ou de uma infecção sexualmente transmissível. Nesse caso, é importante consultar um(a) ginecologista!

Preta – O que a gente costuma identificar como sangue preto, é, na verdade, um marrom bem escuro. Normalmente, esse tipo de sangramento está associado a fatores como uso de anticoncepcional ou da pílula do dia seguinte, proximidade da menopausa ou gravidez. Caso não venha acompanhado de outros sintomas, não significa nada grave.

Rosa – Essa tonalidade mais clara do sangue normalmente não vem do útero, mas de algum pequeno corte dentro do canal vaginal. Além disso, também pode ser um indicativo da nidação, que é o processo de início da gravidez. No geral, não representa nada muito sério, mas vale ficar atenta a outros sinais pra ver se é preciso consultar um(a) ginecologista.

Alaranjada – Quanto o sangue apresenta um tom de laranja, é sinal de alerta. Normalmente, a cor alaranjada é resultado da mistura do sangue menstrual com algum fluido amarelo, que pode ser resultado de uma infecção. Nesse caso, é importante observar outros sinais, como coceira, febre, mal cheiro ou dor pélvica, e consultar um(a) ginecologista.

Cinza – Fluídos em tom acinzentado também representam um sinal de alerta, principalmente quando são acompanhados dos sintomas de febre, mal cheiro e dor. Por isso, é necessário procurar um(a) ginecologista ou um posto de saúde o mais rápido possível, tá?

Pronto! Agora você já sabe tudinho sobre o que significa cada cor do fluxo menstrual e está mais que preparada pra identificar qualquer tipo de irregularidade. Que tal compartilhar esse conhecimento com mais gente? Indica nossa newsletter pra uma amiga querida pra que ela fique bem informada também!